A casa
de todos
os ninhos

Projeto Restinga em Prosa:
um encontro da arte com a ciência!

Cientes de nossa responsabilidade socioambiental e da força do conhecimento como vetor de transformação, idealizamos, em parceria com o Instituto Coral Vivo, um projeto de sensibilização ambiental reunindo arte e ciência.

Assim nasce o Projeto Restinga em Prosa, com o propósito de “prosear” e conscientizar a sociedade sobre a importância da conservação da restinga: um dos ambientes mais ameaçados e pouco conhecidos do bioma Mata Atlântica.

A Casa de Todos os Ninhos

Para servir de base às ações de sensibilização, o Projeto Restinga em Prosa convidou um time de excelência formado por algumas das maiores profissionais da literatura infantil para produzir uma obra literária infantojuvenil que fosse capaz de levar informação e paixão sobre a restinga, de forma lúdica e encantadora a leitores de todas as idades.

A Casa de Todos os Ninhos, disponível para download, é um livro de poesias para crianças escrito pelas premiadas autoras Bia Hetzel e Roseana Murray, que ganhou vida nas ilustrações da talentosa Mariana Massarani.

O ponto de partida para a produção da obra foi um mergulho no ambiente rico e encantador da restinga, a partir de informações científicas produzidas pelos programas de monitoramento da biodiversidade da GNA, no seu entorno e dentro da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de restinga do país, a RPPN CARUARA.

Para enriquecer ainda mais esta construção, a obra contou com a consultoria científica de Débora Pires, fundadora do ICV e uma das maiores biólogas do país, e da também bióloga Luana Mauad, à frente das ações da GNA para conservação da flora e fauna terrestre e marinha na região de São João da Barra.

Com texto de 4ª capa da renomada escritora Ana Maria Machado, a obra transporta o leitor para um ambiente natural extraordinário, onde vivem milhões de brasileiros, inusitadamente desconhecido por quase todos até a leitura.

Poema por poema, não são só as crianças que se apaixonam pela restinga, a casa de todos os ninhos. Os poemas e imagens desse livro atravessam o coração do leitor como o espinho mais delicado que a natureza já produziu, provocando levíssimas fisgadas de amor, alegria e empatia. A cada página nasce o respeito pela restinga. Quando o livro se fecha, abre-se um novo horizonte para a conservação desse patrimônio natural, e o leitor, onde quer que esteja, sente na pele e nos olhos o sol, o vento, o calor, a areia e o sal.

Acesse a versão digital
do livro e
se apaixone
também pela restinga,
A casa de todos os ninhos!

Conheça mais sobre a obra

Assista à narração exclusiva de Bia Hetzel
do primeiro poema do livro!
Entenda como foi o processo de criação
das ilustrações de Mariana Massarani

Incentivo à leitura e à educação básica

Com o intuito de compartilhar conhecimento sobre a restinga e apoiar a leitura e a educação
básica de estudantes da rede pública de ensino, a GNA e o ICV realizaram a doação de um total
de 3.200 exemplares do livro às Secretarias Municipais de Educação do Rio de Janeiro, de São João
da Barra e de Saquarema, para ações de sensibilização e educação ambiental sobre a proteção da
restinga, criando novas oportunidades de “prosearmos” com a sociedade sobre esse ambiente
tão importante e pouco conhecido.

A restinga e suas curiosidades

A restinga integra o bioma da Mata Atlântica e é um ecossistema que pode ser encontrado ao longo de áreas litorâneas do Brasil. Rica em espécies animais e vegetais, a restinga é fundamental para o equilíbrio e proteção das zonas costeiras.

Combate à erosão: graças à complexa rede de raízes, capaz de fixar sedimentos, a restinga protege o litoral de eventos erosivos das ondas e marés.

Responsabilidade socioambiental

Desde 2018 realizamos diversas ações e programas de
monitoramento, restauração e conservação de áreas de restinga
no entorno de nossos empreendimentos, especialmente na Reserva Particular do Patrimônio Natural Caruara - RPPN Caruara.

Flora

  • + de 41 mil mudas nativas plantadas
  • Cinco espécies ameaçadas de extinção resgatadas e
    transplantadas. Alguns exemplos: a coroa-de frade (Melocatus violaceus), o pau-ferro (Melanopsidium nigrum), ingá-mirim (Inga maritima).
  • 59% (71,3 ha) do total da área de recomposição de restinga já plantados

Fauna

Seis espécies ameaçadas de extinção. Dentre elas:

  • o lagarto-da-cauda-verde (Glaucomastix littoralis),
  • a recém-estabelecida preguiça-de-coleira-do-sudeste (Bradypus crinitus), e
  • o ratinho-goytacá (Cerradomys goytaca).

A área também é habitat para tartarugas marinhas e a GNA atua em programas específicos para seu monitoramento e conservação na região.

Compromisso com a Sustentabilidade

O Projeto Restinga em Prosa integra a nossa Estratégia de Sustentabilidade, com diretrizes que pautam os nossos negócios: geração de energia aliada à adoção dos princípios ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança). Sob esse propósito, a GNA é signatária do Pacto Global e assumiu o compromisso de contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Conheça todas as ações de responsabilidade socioambiental da GNA em nosso Portal ESG.